www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Câmara Municipal concede tolerância de ponto aos trabalhadores municipais no Carnaval

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai conceder tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, 17 de Fevereiro, aos trabalhadores municipais, incluindo os dos Serviços Municipalizados.

O Município acredita que, desta forma, está também a contribuir para a dinamização do Centro Histórico, e consecutivo incremento do comércio local, para além da atratividade turística que as referidas épocas do ano já por si suscitam.

Municipio de Viana do Castelo



Cerca de 400 reclusos participaram nas atividades de ocupação promovidas em colaboração com a Câmara Municipal

Cerca de 400 reclusos do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo participaram, em 2014, nas atividades de ocupação e de aquisição de competências promovidas em parceria entre aquele estabelecimento e a Câmara Municipal. Trata-se de atividades desportivas, formações, leitura, entre outras, que pretendem assim ocupar os detidos daquele estabelecimento durante todo o ano.

A iniciativa, que começou em maio e se prolongou até dezembro, incluiu atividades de diversa índole, nomeadamente sessões de leitura, de atividades desportivas, palestras e uma festa de Natal com o objetivo de ocupar os detidos daquele estabelecimento durante o ano e que, ao mesmo tempo, adquirissem competências pessoais e sociais para uma mudança positiva.

Estas atividades de ocupação e aquisição de competências envolveram vários setores da Câmara Municipal, entidade que desta forma pretenderam facilitar a ocupação dos reclusos do estabelecimento prisional.

Classificada como muito positiva pelos intervenientes, a iniciativa vai agora avançar para 2015 com novas propostas, nomeadamente nas áreas da empregabilidade e das atividades ligadas às artes plásticas, expressivas e dramáticas, ainda a calendarizar.

Municipio de Viana do Castelo



Município de Viana do Castelo vai desenvolver Plano Municipal de Integração de Imigrantes

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai elaborar um Plano Municipal de Integração de Imigrantes de Viana do Castelo, depois de aprovada a candidatura ao Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, através do Alto Comissariado para as Migrações. O documento pretende elencar um conjunto de ações de caráter social, cultural e recreativas direcionadas aos nacionais de países terceiros que residam ou trabalhem no concelho de Viana do Castelo.

O documento pretende servir de orientação à política local de integração de imigrantes, abarcando questões de suporte social, emprego, saúde, cultura e lazer. O objetivo principal deste projeto é promover a integração, participação, igualdade e coesão social dos cidadãos imigrantes na comunidade local e desenvolver sentimentos de confiança, equilíbrio e segurança dos cidadãos nacionais relativamente aos imigrantes, assim como criar mecanismos facilitadores da vida quotidiana.

Este documento orientador da política local de integração servirá depois de base a um plano de ação de integração de imigrantes em Viana do Castelo.

De sublinhar que, no distrito de Viana do Castelo e segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, existem imigrantes de 63 nacionalidades, com maior concentração no concelho de Viana do Castelo. No Município de Viana do Castelo, o Plano de Desenvolvimento em Saíde já contempla as migrações como prioridade de intervenção, tendo sido criada, em 2009, uma equipa de trabalho para tentar encontrar solução para problemas que vão surgindo com os imigrantes e com propostas, projetos e programas próprios.

Municipio de Viana do Castelo



Executivo municipal na União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã

O Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, e o Vereador do Planeamento Urbano, Luís Nobre, estiveram na União de Freguesias de Subportela, Deocriste e Portela Susã onde reuniram com o executivo das freguesias para conhecer projetos, avaliar necessidades e visitar obras em curso.

A visita, que integra o périplo de visitas pelas freguesias do concelho, incluiu uma reunião de trabalho com o executivo onde os autarcas debateram as principais necessidades, analisaram projetos nas três freguesias e perspetivaram futuros investimentos.

A visita às três freguesias incluiu ainda a passagem pelas obras em curso de beneficiação da rede viária, nomeadamente do caminho da Agra, em Subportela e ainda uma visita ao Campo de Jogos do Deocriste Sport Clube, onde o Presidente da Câmara e o vereador se inteiraram das condições das instalações e dos balneários, bem como do campo de jogos.

Municipio de Viana do Castelo



Centro Cultural recebeu Campeonato Nacional de Cadetes de Esgrima

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu, durante o fim de semana, o Campeonato Nacional de Cadetes Esgrima, demonstrando mais uma vez a versatilidade daquele equipamento do Município. O campeonato, organizado pela EDV - Escola Desportiva de Viana e pela Federação Portuguesa de Esgrima, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, consagrou a equipa feminina da EDV, que venceu o título nacional de florete feminino em cadetes.

A competição, que juntou algumas das maiores promessas da modalidade em Portugal, foi organizada pela EDV, que assim pretendeu divulgar e dar a conhecer a cidade de Viana do Castelo, reforçar a confiança depositada nos seus atletas e dar continuidade às grandes organizações da esgrima vianense, entre as quais se destacam um Campeonato da Europa, dez etapas do Circuito Mundial de Juniores e diversos campeonatos nacionais.

Dos resultados, realce para o título de florete feminino em equipas, que ficou com a EDV, uma equipa composta por Helena Afonso, Ema Felgueiras e Carolina Oliveira, que se superiorizou às restantes equipas participantes.

Ainda em equipas, a AEJG venceu em espada e florete masculino. Após o título de equipas de Espada Masculina, a equipa da AEJG constituída por José Charréu, Leonardo Agostinho, José Murteira e António Charréu fechou estes Campeonatos Nacionais de cadetes com uma nova vitória.

Municipio de Viana do Castelo



Mais de 70 por cento dos vianenses fazem reciclagem, revela resultado da Missão Reciclar da Sociedade Ponto Verde

A Câmara Municipal, os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico e a Sociedade Ponto Verde apresentaram, na passada sexta-feira, os resultados da Missão Reciclar, realizada em Viana do Castelo. De destaque é a distribuição de mais de 2200 ecobags no concelho para incentivar os lares que ainda não reciclam e o facto de mais de 73 por cento dos lares separarem resíduos.

A Missão Reciclar, a maior ação de sensibilização de lares da Sociedade Ponto Verde, percorreu o município de Viana do Castelo, onde foi conhecer os hábitos dos seus habitantes no que diz respeito à reciclagem de embalagens.

No município de Viana do Castelo foram contactados 13.147 lares, dos quais 2.651 abriram as suas portas à equipa da Missão Reciclar. De acordo com os resultados obtidos através de questionário realizado a 2.651 lares, 73% dos inquiridos faz a reciclagem de embalagens usadas.

Durante a ação foram entregues, a quem não tinha o hábito de separação e também a quem já separava mas não tinha um ecoponto doméstico, 2.234 conjuntos de ecobags, constituídos por três sacos das cores dos ecopontos para separação seletiva de embalagens.

A Missão Reciclar tem como objetivo converter todos os que ainda não reciclam em separadores totais (que separam todos os tipos de embalagens) e clarificar as regras de reciclagem a todos os que reciclam. A ação decorre em parceria com os Municípios e os Sistemas Municipais e pretende continuar a criar condições para que um número cada vez maior de portugueses cumpra a sua missão cívica de separar os seus resíduos de embalagem e de colocá-los no ecoponto correto, contribuindo para que estes sejam encaminhados para reciclagem.

Em 2013, a Sociedade Ponto Verde encaminhou para reciclagem no total do País mais de 382 mil toneladas de resíduos de embalagem no âmbito do fluxo urbano, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior.

Municipio de Viana do Castelo

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais