www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

"LAMPREIA DO RIO MINHO - UM PRATO DE EXCELÊNCIA"

Autarquia monçanense, em parceria com a ADRIMINHO e restantes municípios do Vale do Minho, aposta forte na promoção daquele prato nos fins de semana de fevereiro e março. Programa apresentado no dia 7 de fevereiro, sábado, pelas 10h00, no Cine Teatro João Verde. Na ocasião, serão entronizados os novos elementos da Confraria da Lampreia do Rio Minho.

A Câmara Municipal de Monção, em parceria com os municípios de Melgaço, Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira, Caminha e a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO), promove, pelo sexto ano consecutivo, a iniciativa "Lampreia do Rio Minho - Um prato de excelência",

O programa, cujo objetivo consiste na promoção da Lampreia do Rio Minho no território nacional e na vizinha Espanha, será apresentado no dia 7 de fevereiro, sábado, pelas 10h00, no Cine Teatro João Verde. Na ocasião, serão entronizados os novos elementos da Confraria da Lampreia do Rio Minho e degustados pratos confecionados com aquele afamado ciclóstomo, a cargo da EPRAMI.

Além da valorização daquele recurso endógeno, com a apresentação nos 18 restaurantes aderentes de vários pratos confecionados com o famoso ciclóstomo, pretende-se a valorização de um dos principais atrativos culinários da região e a divulgação das potencialidades naturais e patrimoniais da região do Vale do Minho.

Desta forma, esta iniciativa intermunicipal compreende a realização de diversas atividades culturais, lúdicas e radicais que prometem transformar o território constituído pelos seis municípios num espaço apelativo para os residentes e convidativo para os visitantes.

Ao longo destes dois meses, a autarquia monçanense preparou um conjunto variado de iniciativas, cujo ponto alto será o XXXVIII Rali à Lampreia, na Praça Deu-la-Deu Martins, no dia 1 de março (domingo). Nos restantes fins de semana, haverá exposições, concertos de música, peças de teatro, provas de BTT e Feira de Artesanato e Velharias.

Na vertente do turismo ativo e de natureza, estão disponíveis pacotes de turismo cultural/aventura, ações de iniciação ao mergulho e caminhadas na Ecopista do Rio Minho e Trilho da Carvalheira, em Abedim. Estão ainda disponíveis, mediante marcação, visitas ao Museu do Alvarinho, a partir do dia 28 de fevereiro, Palácio da Brejoeira, Centro Interpretativo do Castro de S. Caetano e Casa Museu de Monção/UM.

Municipio de Monção


MONÇÃO BASKET CLUBE CAMPEÃO DISTRITAL EM JUNIORES

Jovens basquetebolistas batem na finalíssima a equipa do B.C. Limiense por 39/37 pontos, passando a competir no campeonato nacional da zona norte. Conquista enaltecida pelo executivo municipal com a atribuição de voto de louvor.

O Monção Basket Clube sagrou-se campeão distrital no escalão de juniores (Sub 18), batendo na finalíssima o B.C. Limiense por 39 a 37 pontos. Com esta vitória, o Monção Basket Clube ascende aos "nacionais", passando a competir no campeonato nacional da zona norte.

Esta conquista, que dignifica Monção e enriquece o historial do clube, foi enaltecida pelo Executivo Municipal de Monção que, na última sessão camarária, aprovou um voto de louvor ao clube. Augusto Domingues felicitou o Monção Basket Clube e realçou esta vitória como um incentivo para a prática da modalidade junto dos mais novos.

O Monção Basket Clube, fundado em 2 de março de 2000, desempenha um papel relevante na formação de jovens atletas, competindo em diversos escalões de formação. Na época 2001/2002, conquistou a Taça Nacional de Juniores.

Todos os anos, o clube organiza a Festa do Mini Basket, juntando neste evento equipas de diferentes regiões do pais e da Galiza numa aposta clara na promoção da modalidade. Nesse fim de semana, Monção enche-se de jovens atletas acompanhados dos pais, técnicos e dirigentes, juntando-se a prática desportiva à dinamização comercial.

Municipio de Monção


CINCO EMPRESAS MONÇANENSES DISTINGUIDAS COM O ESTATUTO DE PME EXCELÊNCIA 2014

Aprovado voto de louvor na última reunião camarária. Augusto Domingues agradeceu a notoriedade dada ao tecido empresarial local e o reforço que esta diferenciação positiva representa para a valorização da economia monçanense.

Cinco empresas de Monção de diferentes setores foram distinguidas com o estatuto de PME Excelência 2014, selo de qualidade criado pelo IAPMEI como reconhecimento pelo desempenho económico-financeiro e pelo contributo dado à economia nacional.

A cerimónia teve lugar na passada segunda-feira, 26 de janeiro, em Santa Maria da Feira, tendo sido reconhecidas 1845 empresas de norte a sul do país que apresentam rácios de solidez financeira e de rendibilidade muito acima da média nacional.

Nesse dia, o Executivo Municipal de Monção, reunido no auditório da biblioteca municipal, aprovou, por unanimidade, um voto de louvor pela distinção atribuída às empresas monçanenses. Este será entregue em data e local a anunciar oportunamente.

A propósito, o presidente da Câmara Municipal de Monção, Augusto Domingues, realçou que esta distinção é uma vantagem turística e económica que garante prestígio ao setor empresarial local e orgulho a quem trabalha, reside e investe no concelho de Monção.

Acrescentou: "Em nome do Município de Monção, agradeço o contributo e notoriedade que este reconhecimento dá ao tecido empresarial local e o reforço que esta diferenciação positiva representa para a valorização da economia monçanense".

As empresas monçanenses reconhecidas com o estatuto de PME Excelência 2014 foram a Adega Cooperativa Regional de Monção, CRL; Impactzero, Software Unipessoal, Lda; Serralharia Nova Era XXI, Lda; Irmãos Amorim, Lda; e Sociedade de Transportes Floridos, Lda.

Este prémio é atribuído anualmente pelo IAPMEI, sendo a seleção feita a partir do universo das PME Líder com o intuito de corporizar um instrumento de visibilidade acrescida para as empresas que, em cada ano, se destacam pelos melhores resultados.

Municipio de Monção


EXECUTIVO APROVA VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PADRE MANUEL FERREIRA DA TORRE

Pároco das freguesias de Messegães, Valadares, Sá durante cinco décadas, iniciando funções a 10-06-1964, e da freguesia de Badim desde 30-07-85, o funeral do Padre Manuel Ferreira da Torre realizou-se esta manhã em Vila Chã, Esposende, localidade onde nasceu há 76 anos.

A Câmara Municipal de Monção aprovou, por unanimidade, em reunião realizada ontem na Biblioteca Municipal, um voto de pesar pelo falecimento do Padre Manuel Ferreira da Torre, Cidadão de Mérito de Monção, apresentando sentidas condolências à família pela perda do seu ente querido.

Pároco das freguesias de Messegães, Valadares, Sá durante cinco décadas, iniciando funções a 10-06-1964, e da freguesia de Badim desde 30/07/85, o funeral do Padre Manuel Ferreira da Torre realizou-se esta manhã em Vila Chã, Esposende, localidade onde nasceu há 76 anos.

Nas cerimónias fúnebres, com Missa de Corpo Presente na Igreja Paroquial de Vila Chã, a Câmara Municipal de Monção esteve representada pelo Presidente da Assembleia Municipal de Monção, António Simões, e pelo Vereador das Atividades Socioculturais, Paulo Esteves.

Além de muitas pessoas das freguesias mencionadas e dos párocos do Arciprestado de Monção, estiveram também presentes alguns presidentes de junta do concelho de Monção, entre os quais, o presidente da União de Freguesias de Messegães, Valadares e Sá, José Carlos Eça, e da União de Freguesias de Ceivães/Badim, Carlos Alberto Vilarinho.

A par das funções de pároco naquelas freguesias monçanenses, o Padre Manuel Ferreira da Torre desempenhou uma ação meritória e louvável na vertente educacional, cultural, desportiva, associativa e cívica. Fundador do posto de telescola em Valadares e professor nas escolas de Tangil e Monção, esteve na génese da fundação da U.D. "Os Raianos" e da Associação "Censo".

Entrou para o Rotary Clube de Monção em 1985, tendo assumido as funções de presidente durante dois mandatos. Em 2013, a Câmara Municipal de Monção atribuiu-lhe o título de cidadão de mérito. Na ocasião, o anterior presidente da autarquia, José Emílio Moreira, sublinhou a sua dimensão solidária e humanista ao serviço das populações locais.

Municipio de Monção


INAUGURAÇÃO DO MUSEU DO ALVARINHO

Equipamento, localizado na Casa do Curro, abre portas no dia 28 de fevereiro, de amanhã a um mês. Comparticipado pelo programa PRODER, pretende corporizar um modelo integrado de promoção do vinho Alvarinho, servindo como elemento impulsionador e congregador para a divulgação das potencialidades endógenas da região.

A Casa do Curro, imóvel do século XVII localizado na Praça Deu-la-Deu, vai transformar-se em Museu do Alvarinho. As obras de adaptação e colocação de equipamento estão praticamente concluídas. A inauguração, anunciada pelo presidente da autarquia, Augusto Domingues, na reunião do executivo de ontem, realiza-se no dia 28 de fevereiro, de amanhã a um mês.

A intervenção, objeto de uma candidatura aprovada no programa PRODER, beneficia de um apoio financeiro próximo de 90 mil euros para um investimento elegível de 148 mil euros. Para Augusto Domingues, representa um trunfo valioso na defesa e divulgação do Vinho Alvarinho, potenciando as suas características endógenas e as empresas locais dedicadas à sua produção.

Com o nome registado, o Museu do Alvarinho assumir-se-á como um espaço de promoção, comercialização e degustação daquele produto demarcado e singular com elevada importância na economia de muitas famílias monçanenses e suporte da identidade cultural e histórica do concelho.

Pretende-se ainda corporizar um modelo integrado de promoção do vinho Alvarinho, estendendo-o ao património natural, histórico, arqueológico e cultural do concelho. No fundo, o Museu do Alvarinho servirá como elemento impulsionador e congregador para a divulgação e dinamização das potencialidades endógenas da região.

Distribuído por diferentes áreas, este espaço proporcionará aos visitantes uma autêntica viagem pelo mundo deste famoso néctar, disponibilizando informação sobre a origem, evolução e empresas dedicadas à produção deste verdadeiro ex. libris do concelho de Monção.

As empresas de Vinho Alvarinho com produto rotulado, tantas e tantas vezes premiadas em concursos nacionais e internacionais, encontrarão neste espaço "uma porta de acesso" para a valorização dos seus produtos, bem como um "ponto de encontro" para provas comentadas, encontros promocionais e estabelecimento de parcerias negociais.

Municipio de Monção

Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais