|
Estudantes da Escola Superior Gallaecia expõem na Fundação Bienal de Cerveira

A Fundação Bienal de Cerveira inaugurou no passado dia 23 de janeiro uma exposição com os projetos dos estudantes do curso de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior Gallaecia.
O objetivo desta mostra de trabalhos passa por articular a criatividade individual com as metodologias pedagógicas e artísticas apreendidas ao longo do curso. A exposição possibilita igualmente um primeiro contacto com o público.
Henrique Silva, diretor do curso de Artes Plásticas e Multimédia e Vice-Presidente da Fundação Bienal de Cerveira, reforça que "o resultado patente nesta exposição não deixa dúvidas quanto à permanência desta formação em Vila Nova de Cerveira e à sua importância geográfica, devido à diversidade de estudantes na Escola Superior Gallaecia provenientes da Galiza e de Portugal".
A presença de expressões artísticas e culturais, cada vez mais relevantes e de maior dimensão e impacto, naquela que é já conhecida como a 'Vila das Artes', vem também alimentando a cultura transfronteiriça que caracteriza a Escola Superior Gallaecia, uma das poucas instituições universitárias do país integrada em contexto não urbano.
A exposição poderá ser visitada até ao próximo dia 6 de fevereiro na Fundação Bienal de Cerveira. De referir que este ano a Bienal decorre de 18 de julho a 19 de setembro sob o tema "Olhar o passado para construir o futuro".
Escola Superior Gallaecia
Aprovado Plano de Ação Social para 2015
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Vila Nova de Cerveira aprovou, esta quinta-feira, o Plano de Ação para 2015. O documento visa dar continuidade aos projetos previstos no Plano de Desenvolvimento Social 2013-2016, nomeadamente aos Grupos Vulneráveis ao Risco, Emprego e Formação e Capacitação da Comunidade e das Instituições.
O atual Plano reflete o processo que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da consolidação da Rede Social de Vila Nova de Cerveira. Procurando apoiar todos os grupos etários, a metodologia de trabalho delineada pelo CLAS vai intervir em áreas temáticas específicas, como é o caso dos Grupos Vulneráveis ao Risco, Emprego e Formação e Capacitação da Comunidade e das Instituições.
O documento foi elaborado tendo por base os contributos e informações provenientes de todos os parceiros do CLAS e pretende ser, à semelhança do anterior, uma linha orientadora da estratégia de intervenção social no Concelho, de forma a responder aos principais problemas identificados.
Os eixos prioritários de intervenção social e as atividades programadas vão ser desenvolvidas, quer através da autarquia como responsável direta quer através das iniciativas dos parceiros como promotores que contam com o apoio da Rede Social.
Apostando a Rede Social na melhoria da qualidade de vida dos Cerveirenses, este Plano de Ação está, uma vez mais, centrado nas pessoas.
Municipio de Vila Nova de Cerveira
Câmara Municipal ajusta sistema de pagamento de água e saneamento
Com o objetivo de melhorar o atendimento aos utentes, a autarquia cerveirense aprovou, por unanimidade, em reunião de câmara desta quarta-feira, proceder a algumas alterações no procedimento de cobrança das faturas dos serviços municipais de água e saneamento. Deixa de existir o pagamento porta-a-porta, mantendo-se as outras opções.
A partir de março, os funcionários municipais que procedem à leitura mensal dos contadores de água deixam de fazer a cobrança porta-a-porta. O serviço continua a poder ser efetuado diretamente na Tesouraria da Câmara Municipal, ou pela via Multibanco, ou através de transferência bancária ou débito direto, e ainda, como novidade, pelos CTT.
Esta alteração visa conferir uma maior segurança quer aos cobradores extinguindo a possibilidade de assaltos, quer aos utentes de forma a evitar a ocorrência de burlas. Não obstante, permite a adaptação deste sistema à realidade atual, uma vez que esta modalidade de cobrança porta-a-porta já não tinha grande impacto.
Apesar de deixar de existir este procedimento, os funcionários municipais continuarão a fazer a leitura dos contadores de água no Concelho de Vila Nova de Cerveira com uma periodicidade mensal. Pelas razões mais diversas, esta é uma tarefa que por vezes é difícil finalizar em tempo útil, pelo que a comunicação de leituras por parte dos consumidores também é importante. Esta comunicação pode ser efetuada via telefónica ou endereço eletrónico, disponibilizados no recibo de pagamento, no máximo até ao dia 25 de cada mês.
Municipio de Vila Nova de Cerveira
Aquamuseu sinaliza 300 lampreias para conhecer fases de desenvolvimento

Com a colaboração de pescadores do rio Minho, o Aquamuseu do rio Minho, em Vila Nova de Cerveira, procedeu, durante o mês de Janeiro, à marcação externa de cerca de 300 lampreias juvenis. Ação integrada no projeto europeu MIGRANET tem como objetivo a recolha de informação sobre a fase marinha desta espécie.
Este ano, pescadores e entidades detetaram a presença de lampreias juvenis na fase de migração para o mar. Após implementado o processo de marcação, foram libertadas em Seixas, com o propósito de continuarem a sua viagem no estuário, aguardando pelo regresso de alguma ao rio Minho ou a outro rio, e assim contribuir para um melhor conhecimento da fase marinha desta espécie.
Esta ação resulta de uma parceria num projeto europeu, o MIGRANET, entretanto terminado em que, juntamente com os colegas da Estação de Hidrobiologia de Encoro de Con (Universidade de Santiago), foi estabelecido um programa de marcação de lampreias juvenis para tentar obter mais informação relacionado com o desenvolvimento. Desde o início, foi recapturada uma lampreia adulta (com marca) que esteve 13 meses no mar.
No rio Minho só é possível implementar esta atividade quando é detetada a migração de lampreias para o mar, pelo que a colaboração dos pescadores revela-se fundamental, dado que esta migração é particularmente visível aquando da pesca do meixão.
Municipio de Vila Nova de Cerveira
Corso carnavalesco sai às ruas de Cerveira a 13 de fevereiro
Vem aí mais uma tarde de pura fantasia e animação. Todos os anos, os vários estabelecimentos de ensino de Vila Nova de Cerveira e a Unisénior juntam-se para o já tradicional Desfile de Carnaval pelas ruas do centro histórico. Com organização da Câmara Municipal, o cortejo decorre dia 13 de fevereiro, a partir das 14h30.
Crianças e professores, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação, e algumas coletividades, trabalham, ao longo do ano letivo, com grande criatividade, os mais diversos temas. E porque é 'Carnaval e ninguém leva a mal', o resultado final sai à rua, num desfile com muita cor, alegria e folia, e que conta com o habitual apreço e entusiasmo das centenas de cerveirenses que assistem e intervém nas brincadeiras.
Participam todas as escolas do Agrupamento de Vila Nova de Cerveira, a Creche do Centro Social e Paroquial de Campos, o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, o Colégio de Campos e a Unisénior, num total de mais de um milhar de mascarados.
O desfile está agendado para as 14h30, com início do Centro Coordenador de Transportes, percorrendo a Avenida Dr. José Ramos Pedreira, Praça do Município, Rua 25 de Abril, Praça 15 de Fevereiro, Rua do Forte, desce a Rua 1º de Outubro, Praça do Alto Minho, Terreiro, Rua Dr. António José Duro, Av. Dr. José Ramos Pedreira, e regresso ao Centro Coordenador de Transportes. Atendendo ao pedido dos comerciantes, o percurso deste corso canavalesco vai alternar anualmente entre a Rua 25 de Abril e a Rua Queirós Ribeiro.
Caso se verifiquem condições climáticas adversas, o Desfile de Carnaval não se realizará.
Municipio de Vila Nova de Cerveira
Águas Bravas Clube vence VI Taça Ibérica de Slalom

O rio Coura, em Vila Nova de Cerveira, foi palco, este domingo, de mais uma prova desportiva de caráter internacional, a Taça Ibérica de Slalom. Águas Bravas Clube subiu ao primeiro lugar do pódio desta 6ª edição.
Nas margens do rio Coura, centenas de pessoas assistiram à destreza dos participantes ao longo de aproximadamente 300m, confirmando o grande prestígio que, ano após ano, este evento desportivo vai adquirindo. O desporto de competição associado a uma beleza natural ímpar torna a Taça Ibérica de Slalom de Cerveira uma das mais importantes provas do calendário anual de canoagem.
No final do dia, e depois de duas mangas eliminatórias e uma de final, a nível coletivo, o pódio foi composto pelo Águas Bravas Clube, com um total de 304 pontos, seguido na segunda posição pelos Teixugos de Espanha, com 206 pontos, e pelo TEA, em terceiro, com 200 pontos.
Numa organização conjunta da Federação Portuguesa de Canoagem, Federação galega de Piraguismo, do Club Deportivo Miño - Teixugos e da Associação Kaiak Darque Clube, com colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Junta de Freguesia de Covas e IPDJ, a edição 2015 da Taça Ibérica de Slalom contou com a presença de cerca de 120 atletas em representação de 15 clubes nacionais e espanhóis.
Todos os resultados da competição encontram-se disponíveis em www.fpcanoagem.pt.
Municipio de Vila Nova de Cerveira


|