O Estado pôs à venda diversos edifícios militares desocupados, entre os se encontram os postos da Marinha de S. Pedro da Torre, em Valença, o da Valinha, Monção, no qual funciona a Associação de Antigos Militares da Armada Alto-minhotos.
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) recebe, entre o fim de Janeiro e o início de Fevereiro, duas comitivas de jornalistas estrangeiros do sector vitivinícola para dois momentos de visita à Região dos Vinhos Verdes, provas dos mais conceituados vinhos produzidos e debate de ideias com produtores.
Até 30 de Janeiro, 3 sommeliers e 1 jornalista noruegueses vão conhecer a fundo a dinâmica da Região, podendo contactar, na primeira pessoa, com as singularidades da produção do Vinho Verde.
Entre 3 e 7 de Fevereiro, uma comitiva de 11 jornalistas alemães e 1 jornalista norueguês vão ter a oportunidade de contactar directamente com o que de melhor se faz na área dos Vinhos Verdes em Portugal, assim como a CVRVV vai poder apresentar o trabalho desenvolvido nos últimos tempos em prol do desenvolvimento da Região e dos produtores.
Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV, afirma que "vai ser extremamente satisfatório receber, na Região dos Vinhos Verdes, jornalistas internacionais de renome no sector. É benéfico termos a possibilidade de mostrar algo tão português à imprensa estrangeira, assim como considero muito positivo a possibilidade de um intercâmbio de ideias, uma vez que ambas as partes sairão beneficiadas com a experiência", refere.
A Associação Industrial do Minho (AIMinho) renovou, recentemente, a parceria com o consórcio Enterprise Europe Network-Portugal (EEN-Portugal), ficando responsável, juntamente com os outros parceiros, pela implementação da rede de serviços europeia em Portugal durante os próximos seis anos. A celebração do acordo decorreu recentemente em Lisboa.
Liderado pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., o consórcio EEN-Portugal vai apostar no reforço de competências e proximidade no serviço a prestar às empresas, com o alargamento da rede de parceiros no terreno, cobrindo transversalmente áreas de atuação complementares no apoio aos negócios e servindo todas as regiões do continente e ilhas.
No âmbito do novo ciclo 2015-2020, a rede EEN vai ter responsabilidades acrescidas no apoio à inovação e internacionalização de empresas, numa ligação direta ao Programa Horizonte 2020 e, particularmente, ao SME Instrument, o instrumento criado pela Comissão Europeia para apoio específico ao segmento das pequenas e médias empresas (PME).
Da rede EEN-Portugal fazem agora parte 12 entidades, incluindo a AIMinho, designadamente o IAPMEI, a ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, a AEP - Associação Empresarial de Portugal, a AIDA - Associação Industrial do Distrito de Aveiro, a AIMinho - Associação Empresarial, a AIP - Associação Industrial Portuguesa, a ANI - Agência Nacional de Inovação, a CCDR Algarve - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a CCIPD - Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, o CEC - Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, o INESC PORTO - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, e o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P..
A EEN constitui a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Surgiu em 2008, no âmbito do Programa Quadro para a Competitividade e Inovação, como instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial no espaço europeu, disponibilizando serviços transversais de apoio à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio, de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados, e dispõe de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.
A AIMinho continuará assim a integrar esta rede, podendo ser contactada pelos meios habituais: eenetwork@aiminho.pt ou 253 202 500. Mais informações sobre a rede EEN em http://een.ec.europa.eu/ e www.enterpriseeuropenetwork.pt