www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Carlos Castro acompanhou a visita aos vários locais intervencionados

MIGUEL ALVES VISITOU VILA PRAIA DE ÂNCORA PARA ACOMPANHAR AS INTERVENÇÕES QUE ESTÃO A MELHORAR OS ESPAÇOS PÚBLICOS DA VILA

Miguel Alves visitou, esta semana, a freguesia de Vila Praia de Âncora. A visita foi acompanhada por Carlos Castro e teve como objetivo acompanhar algumas das intervenções que a Câmara Municipal realiza no dia-a-dia na freguesia, a fim de melhorar a qualidade de vida dos ancorenses. Segundo Miguel Alves "o que a Câmara Municipal tem feito em Vila Praia de Âncora evidencia uma nova forma de trabalhar no concelho. Desde logo, pelo total empenhamento dos trabalhadores municipais que não se furtam a esforços para qualificar a vila mais populosa do concelho. Por outro, na estreita sintonia que tem sido criada com a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e com o seu presidente, no sentido de identificar as necessidades mais prementes da população e concretizar obras que, em muitos casos, correspondem à vontade nunca satisfeita das pessoas" e acrescenta: "para além das obras que a Câmara tem feito e elas são evidentes, só no ano de 2014 o Município transferiu cerca de 100 mil euros para a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora cumprir parte das suas competências, por um lado, e avançar com obra, como são exemplos a requalificação do tanque da Retorta ou a ampliação e pavimentação da Rua do Outeiro Negro. Num tempo de tantas dificuldades financeiras como aquelas que o Município de Caminha tem, a capacidade que a Câmara e a Junta tiveram de se mobilizar para poder levar a cabo tantas pequenas/grandes obras em tão pouco tempo é bem demonstrativa de vontade que todos temos de cumprir com o mandato que nos foi atribuído".

Os presidentes da Câmara Municipal de Caminha e da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora fizeram um périplo pela freguesia com o objetivo de darem a conhecer algumas das obras realizadas e alguns dos trabalhos que estão a ser executados, com destaque para as intervenções nas ruas 31 de Janeiro, Requeixo, Pontault-Combault, de Vales, Outeiro Negro, João António Baptista, da Lomba, Costa Araújo e Tanque de lavar da Retorta.

O périplo começou pela Área de Serviço de Manutenção para apoio a autocaravanas e autocarros de longo curso, inaugurada a 2 de maio de 2014. A instalação deste serviço no centro de Vila Praia de Âncora trouxe vários benefícios para a localidade: diminuiu a poluição no Rio Âncora e colocou Vila Praia de Âncora nos roteiros do auto caravanismo, como se pode constatar em http://www.campingcarportugal.com/areasServico.

A seguir os autarcas dirigiram-se para a Rua 31 de Janeiro, onde os funcionários do Município estão a executar um passeio, que vai beneficiar a circulação dos utilizadores da via. Esta rua ainda foi melhorada com a colocação de bases para a instalação de contentores e ecopontos, bem como foi alvo de trabalhos de drenagem de águas pluviais.

A Rua do Requeixo foi outro dos locais visitados. Esta intervenção, há muito reclamada pelos moradores, compreendeu o levantamento e reposição do pavimento que se encontrava em mau estado e colocava em perigo os utilizadores da via. Ainda foram executadas rampas de acesso, com vista a melhorar as condições de acessibilidade dos moradores.

Do percurso ainda fez parte uma visita à Rua Pontault-Combault e envolvente. Aqui realizaram-se alguns trabalhos que melhoraram o acesso às Piscinas Municipais, através da execução do passeio, e ao Pavilhão Municipal, com a execução de uma rampa de acesso à porta lateral, que era em terra batida. Nesta zona ainda foram realizados trabalhos de melhoramento, com destaque para a pintura dos candeeiros de iluminação pública, colocação de papeleiras na entrada do Pavilhão e ainda a execução de uma base para a instalação de ecopontos.

A seguir os presidentes foram até à Rua de Vales, agora mais larga. Na verdade, aqui os trabalhos consistiram no alargamento da via do lado nascente, permitindo uma melhor circulação automóvel.

Do itinerário ainda fez parte uma visita à renovada Rua Outeiro Negro. Esta rua foi alargada e pavimentada. Trata-se de uma intervenção realizada pela Câmara Municipal de Caminha em parceria com a Junta de Freguesia.

Houve ainda tempo para uma visita à Rua João António Baptista e à Rua da Lomba onde foram colocadas novas condutas de distribuição de água e instalados dois marcos de incêndio. Na verdade, ambas as ruas culminam com uma área florestal e os marcos visam facilitar o combate em caso de incêndio e a proteção das casas lá situadas.

O renovado tanque de lavar da Retorta também foi alvo de passagem. Este tanque foi completamente requalificado. Esta foi outra das obras realizada pela Câmara Municipal em parceria com a Junta de Freguesia.

Na Rua Costa Araújo, os funcionários do Município estão a proceder à poda das árvores, de maneira a embelezarem o local. Trabalhos semelhantes são realizados com frequência no Monte Calvário e na envolvente à Igreja Paroquial.

Estas intervenções traduzem o esforço diário que o Município faz para manter um espaço público de qualidade, capaz de beneficiar quem cá mora e atrair novos públicos para o concelho.

Este périplo pela freguesia de Vila Praia de Âncora enquadra-se na série de visitas que está a percorrer as freguesias do concelho de modo a constatar o trabalho que está a ser realizado pelas autarquias. Recorda-se que, em dezembro último, o presidente visitou a freguesia de Riba de Âncora.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Comece a celebrar o Dia dos Namorados com uma caminhada pela Serra d'Arga

CÂMARA DE CAMINHA VAI PROMOVER PERCURSO PEDESTRE "PELOS CAMINHOS DA MONTANHA", NO CORAÇÃO DA SERRA D'ARGA

A Câmara Municipal de Caminha vai promover o percurso pedestre "Pelos Caminhos da Montanha", no Dia dos Namorados, 14 de fevereiro, no coração da Serra d'Arga. O percurso é gratuito, mas a inscrição é obrigatória.

"Pelos Caminhos da Montanha" tem início às 9 horas, no Centro de Interpretação da Serra d'Arga, em Arga de Baixo. Com uma extensão aproximada de 10 km, o percurso tem uma duração de 5 horas e um grau de dificuldade moderado.

Este percurso atravessa vários caminhos antigos, onde a ruralidade da Serra d'Arga está bem vincada. Os participantes vão percorrer os Caminhos do Pontão, Chá verde e do Guindeiro, Campado das Rosas, da Gandâra, Meijão, entre outros.

Importa ainda referir que o percurso é gratuito, mas a inscrição é obrigatória. Os interessados devem realizar a respetiva inscrição através do email: cisa@cm-caminha.pt, ou dos telefones 258 721 708 / 914 476 461.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Valores estão muito acima da média nacional e os sinais são de consolidação da tendência

NÚMERO DE DESEMPREGADOS NO CONCELHO DE CAMINHA BAIXA 20,1% NO ESPAÇO DE UM ANO

O número de desempregados no concelho de Caminha baixou em 20,1% no espaço de apenas um ano. Os números oficiais divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) mostram uma evolução muito positiva e muito acima do que é a tendência a nível nacional.

De acordo com os números apresentados no início desta semana pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, foram registadas 804 pessoas inscritas como desempregados no concelho de Caminha em dezembro de 2014, o que corresponde a uma descida de 20,1% relativamente ao final do ano de 2013.

Em dezembro de 2013, o concelho de Caminha registava 1007 desempregados tendo atingido um pico, em fevereiro de 2014, com 1057 desempregados. Os números do final do ano de 2014 apontam, no entanto, para a consolidação de uma tendência de descida do número de desempregados inscritos, que se vem verificando desde que aquele pico de desemprego foi atingido.

A descida do número de desempregados em Caminha é muito superior à média nacional. O Governo anunciou um decréscimo de 13% durante o ano, o concelho de Caminha regista uma descida de 20,1%. Já na análise comparativa entre os meses de dezembro e novembro de 2014, mostra que, ao mesmo tempo que no país aumentou o número de desempregados, em Caminha o número baixou em 2,7%.

Para o Presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, esta é uma "boa notícia que não nos deixa, no entanto, descansados. Falar de 804 desempregados é falar de 804 pessoas que não trabalham, que não conseguem contribuir para o sustento das suas famílias nem para reforço da economia. Falar de 804 desempregados no concelho é falar de 804 desafios por superar".

No entanto, o autarca não deixa de explicar que "a descida de impostos generalizada que temos vindo a implementar no concelho, a abertura de novas empresas ligadas à alimentação, à restauração ou a unidades hoteleiras, os investimentos que se vão multiplicando em pequenas obras pelas freguesias ou em grandes empreendimentos como a nova biblioteca de Caminha, a ecovia do rio Minho ou o Mosteiro de São João d'Arga, são um contributo importante para esta baixa do desemprego, tão superior à média nacional".

"Estamos no bom caminho mas ainda só no princípio", diz Miguel Alves: "Temos ainda muito trabalho pela frente, temos muito que fazer para sermos mais amigos das empresas e mais próximos das famílias. Mas agora, com estes números, temos ainda mais força".

Desde outubro de 2011 que o concelho de Caminha não apresentava um número tão baixo de desempregados. A anunciada abertura de novas unidades hoteleiras em maio deste ano, o contínuo aparecimento de pequenas unidades de fabrico para se instalarem no concelho e a dinâmica do turismo prevista para 2015 apontam para a sustentabilidade da diminuição do desemprego.

Gabinete de Informação ao Munícipe


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais