www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Lanhelas

Bar do Rio vai a leilão

No decorrer da última Assembleia de Freguesia de Lanhelas, Josefina Covinha, presidente da Junta, elucidou os delegados sobre a fase em que se encontra a o processo do Bar do Rio, assunto também trazido pelo socialista António Martins.

A autarca referiu que foi solicitado à Associação Portuguesa do Ambiente a renovação do contrato do Cais do Rio com a Freguesia, por este estar a terminar, assunto que será resolvido em breve, espera. Relativamente ao funcionamento do Bar, Josefina Covinha disse haver vários interessados em explorá-lo. Porém, a anterior inquilina dissolveu o contrato de arrendamento mas não entregou a chave do edifício. Havendo rendas em atraso e após terem tentado uma resolução mais "ténue" com ela, a Junta de Freguesia decidiu entregar o processo a um advogado, esperando ter uma resolução em tempo útil para que o Bar esteja aberto no verão. O Executivo decidiu que dada a existência de vários interessados na sua exploração, será feito um leilão público, do qual sairá vencedora a melhor proposta.

Nesta reunião, foram ainda debatidos outros assuntos.

Fábio Cunha, membro da Assembleia de Freguesia eleito pelos independentes, alertou o executivo para a localização dos ecopontos, que se encontram num espaço provisório devido a obras que decorrem há já demasiado tempo. Josefina Covinha, presidente da Junta de Lanhelas, concordando com o delegado, informou que já teria reunido com o Município para a recolocação dos ecopontos no seu local original e que tal iria acontecer após a Páscoa. A propósito, a socialista Andreia Alves sugeriu que os ecopontos fossem colocados na rua lateral da igreja, em vez de voltarem ao seu local inicial.

Questionada pelo delegado António Martins, Josefina Covinha informou que a obra da Rua de St. António deverá começar em Maio, e quanto à obra da Rua da Roda apenas será feita a primeira fase porque os funcionários camarários "não podem estar sempre cá", justificou.

A realização do Auto de Natal mereceu uma apreciação positiva da parte de Maria João Varanda, afirmando ter sido uma noite "espectacular" e muito participada, elogio reforçado por Josefina Covinha.

O Executivo informou da ocorrência de uma reunião com o Padre Ricardo a fim de escolherem o local da estátua de Nossa Senhora. Foi decidido que será colocada num pequeno jardim, perto da Igreja Paroquial, tendo, para o efeito, sido solicitado à Câmara Municipal a elaboração de um projecto para a colocação da estátua.

Parque Fitness

Josefina Covinha referiu que no Orçamento Participativo deste ano, fora apresentado apenas um projecto (Instalação de Parque Fitness no Bar do Rio) para garantir que os votos dos lanhelenses não se dividissem, como acontecera nos anos anteriores, apelando, por isso, ao voto na proposta de Lanhelas.

A Presidente do Executivo lanhelense deu algumas explicações sobre a indemnização recebida pela expropriação dos baldios para a abertura da A28. Disse sentir "ingratidão e injustiça" quando ouve dizer que a Junta de Lanhelas tem muito dinheiro para obras, o que não é verdade, assegurou. Esclareceu que tinha havido uma reunião com a presença de 70 compartes, em que fora decidido por unanimidade o destino a dar aos dinheiros dessa indemnização, a saber: limpeza de baldios, reflorestação e outras obras em benefício da freguesia. Acentuou, contudo, que os compartes podem em qualquer momento solicitar ao Executivo as facturas das obras concretizadas com tais verbas. Terminou, assim, explicando que os subsídios atribuídos à Banda de Lanhelas e ao Lanhelas Futebol Clube resultam de grande esforço do Executivo.

O Executivo informou que está a ponderar a colocação de lombas na Rua da Liberdade e na Rua de Stº António, por transitarem carros a velocidade excessiva, de modo a prevenir a ocorrência de acidentes, na medida em que a artéria transversal de Lanhelas é frequentada por crianças.

Finalmente, Joaquim Pereira - que "gosto sempre de dizer alguma coisa" no período reservado ao público, frisou -, alegrou-se com "as obras que estão à vista", acrescentando ainda só ter uma preocupação: "que isto continue!", vaticinou.


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais