|
SMSBVC apresentam candidatura para modernizar serviços de limpeza e higiene urbana
A Câmara Municipal, através dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), submeteram uma candidatura ao Fundo Ambiental para a realização de um investimento de modernização do serviço de limpeza e higiene urbana, no valor de mais de 210 mil euros.
A candidatura apresentada visa dotar o serviço de limpeza e higiene urbana de uma moderna varredora elétrica, dos pontos de carregamento para este equipamento e ainda de um veículo elétrico de transporte de pessoal e ferramentas para auxiliar os trabalhos de limpeza urbana. Para além da modernização introduzida pela aplicação de tecnologias de mobilidade sustentável do futuro, o investimento permitirá a substituição de veículos envelhecidos ou movidos a combustíveis fósseis, poluentes.
Trata-se de um investimento que contribui para a sustentabilidade ambiental, económica e social do serviço público prestado, concorrendo para a diminuição dos consumos com combustível, a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e dos poluentes derivados da utilização de combustíveis fósseis, bem como uma diminuição acentuada do ruído provocado pelas operações de limpeza e higiene urbana nos espaços públicos frequentados pelos vianenses.
O Fundo Ambiental foi criado com o objetivo de apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.
Municipio de Viana do Castelo
Executivo Municipal visitou obras em Santa Maria de Geraz do Lima
O executivo municipal visitou a freguesia de Santa Maria de Geraz do Lima, integrada no périplo que o executivo está a efetuar em todas as freguesias do concelho para visitar obras em curso, conhecer projetos e dar nota dos investimentos a realizar.
A visita efetuada juntamente com o executivo local passou pelas obras de melhoria da rede viária de acesso à Senhora da Guia e ainda a pavimentação e alargamento da Rua da Telhada.
De lembrar que esta visita integra o conjunto de visitas que o executivo municipal tem vindo a fazer no sentido de conhecer as empreitadas em curso e os novos projetos e investimentos para as freguesias do concelho, integrada na sua política de coesão territorial.
De sublinhar que a coesão territorial é uma das apostas da Câmara Municipal que, no âmbito do orçamento municipal, está a reforçar o investimento no desenvolvimento e coesão das freguesias com aumento das intervenções no alargamento das redes de água e saneamento, requalificação da rede viária municipal, requalificação de equipamentos escolares, desportivos e culturais. As verbas a transferir para as freguesias foram aumentadas em cerca de 10% nas rubricas de investimento: beneficiação da rede viária, ampliação de cemitérios, construção de capelas mortuárias, arranjos urbanísticos e requalificação de equipamentos culturais e desportivos.
Municipio de Viana do Castelo
Câmara Municipal aprovou apoios de 315 mil euros para o associativismo desportivo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na última reunião de executivo, um conjunto de apoios destinados aos clubes e associações desportivas no valor global de cerca de 315 mil euros. Os apoios destinam-se à aquisição e reparação de carrinhas, a ações e eventos desportivos e à construção e apetrechamento de equipamentos desportivos.
O apoio para aquisição e recuperação de carrinhas integra a política municipal que assenta no apoio sistemático e continuado aos clubes, uma vez que o desenvolvimento da atividade desportiva com carácter regular implica, cada vez mais, a disponibilização de meios de transporte capazes de proporcionarem, por um lado, uma maior mobilização de praticantes e, por outro, uma capacidade de participação acrescida nos diversos quadros competitivos.
Assim, foram atribuídos apoios para a aquisição de carrinhas de 9 lugares para o Clube de Atletismo Olímpico Vianense, ao Viana Ciclo Clube, ao Neves Futebol Clube e ao Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo e ainda um apoio para a reparação da carrinha da União de Mazarefes e Vila Fria.
Previstos no Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo, foram também atribuídos apoios para ações e eventos de carácter competitivo, formação e intercâmbio com o objetivo assente na melhoria das diversas modalidades, na promoção de hábitos da vida saudável e na projeção da cidade de Viana do Castelo, assim como na deslocação de equipas a provas internacionais.
O executivo municipal aprovou também, no âmbito da sua política de apoio à construção/beneficiação e apetrechamento de equipamentos desportivos, por parte de Juntas de Freguesia e de Clubes e Associações, diversos apoios para execução de obras de beneficiação de instalações existentes, bem como de reforço do seu apetrechamento.
Em causa estão, por exemplo, apoios à construção da sede do Centro Recreativo e Cultural das Neves, a iluminação e eletrificação do campo de jogos e edifício de apoio da Cova (Meadela), aquisição de balizas, pequenas obras em estádios e campos de futebol e de balneários de diversos clubes do concelho.
Municipio de Viana do Castelo
Inauguradas obras do Campo de Grandes Jogos das Monções, na União de Freguesias da Torre e Vila Mou
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e os vereadores Vítor Lemos e Luís Nobre marcaram presença na cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Campo de Grandes Jogos das Monções, uma intervenção que abrange uma área de influência das uniões de Freguesias de Cardielos e Serreleis, de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda e de Torre e Vila Mou.
A cerimónia, que contou com a presença dos responsáveis pelos clubes, autarcas, pároco e dirigentes associativos do município, integrou uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, que evidenciou a união de várias freguesias para conseguir levar a cabo a empreitada necessária para todas.
Esta obra, recorde-se, foi alvo de um protocolo entre a Câmara Municipal e a União de Freguesias da Torre e Vila Mou com vista à requalificação do Campo de Grandes Jogos das Monções, bem como a reabilitação/ampliação dos balneários e colocação de um piso sintético.
O protocolo teve em conta a necessidade de criar as melhores condições infraestruturais e de gestão para o desenvolvimento desportivo, sendo que o Campo abrange uma população de cerca de 5200 habitantes, pelo que se tornou necessário dar à população condições favoráveis ao desenvolvimento da atividade desportiva e que pressupõe a requalificação do campo de Grande Jogos das Monções /Torre, "que, pela sua centralidade e acessibilidade destas freguesias, melhor garante a sua rendibilização, podendo, ao mesmo tempo corresponder, ainda, a solicitações de freguesias confinantes ou próximas, melhorando, assim, a cobertura do concelho por uma rede de campo de jogos relvados de elevada qualidade".
A Câmara Municipal elaborou o projeto e realizou obras de requalificação no campo de futebol com a colocação de um relvado sintético e requalificação/ampliação dos balneários e executou um programa de manutenção e conservação do campo de jogos, piso sintético. À União de Freguesia cabe agora a gestão de ocupação diária do espaço desportivo, de forma equitativa, entre as freguesias; e a promoção e divulgação das atividades desportivas, tendo em vista a melhor utilização do Campo de Jogos.
Municipio de Viana do Castelo
Câmara Municipal aprovou apoio à realização de obras em equipamentos sociais
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, um conjunto de apoios para a realização de obras em equipamentos sociais do concelho, no valor global de cerca de cem mil euros. Os apoios destinam-se ao Centro Social e Paroquial Senhor do Socorro, Lar de Santa Teresa e Centro Paroquial e Social de Lanheses.
O apoio de 17.500 euros para o Centro Social e Paroquial Senhor do Socorro destina-se a realizar obras de requalificação para garantir o seu funcionamento com segurança, uma vez que o edifício onde funcionam as valências de Jardim-de-Infância e Centro de Convívio, construído de raiz em 1992, foi-se deteriorando com o decorrer dos anos.
Por outro lado, o Lar de Santa Teresa, instituição que se dedica ao acolhimento de crianças e jovens e que celebra no próximo mês de maio 140 anos, vai receber um apoio de 35 mil euros para a requalificação da cozinha e refeitório que servem de apoio às suas respostas sociais e serviços: Creche e Jardim de Infância, Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Health Club, Limpezas e Corpo/Natura.
Já para o Centro Paroquial e Social de Lanheses, o apoio é de 50 mil euros e destina-se à conclusão de uma importante resposta social - o Lar de Idosos- complementando a oferta social da zona de Arga e Lima.
Estes apoios surge na se sequência de pedidos formulados à Câmara Municipal e após avaliação relativamente à importância destas respostas sociais.
Municipio de Viana do Castelo
|