www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

"A Primavera está servida"

22 e 23 abril | Paredes de Coura

Bochechas de porco ibérico estufadas em cerveja preta com arroz de grelos e feijão vermelho, maminha grelhada acompanhada com leguminosas, arroz primaveril com panados ou filetes de pescada, arroz de ervilhas de quebrar com costeletão premium grelhado na pedra, favas guisadas, grão com bacalhau ou feijão branco com dobrada, mas também ervilhas com pato desfiado e ovos escalfados, favas com enchidos caseiros e presunto, arroz de feijão com panados ou pataniscas, feijoada de bísaro ou favas com chouriço são alguns dos pratos com que Paredes de Coura convida para a mesa neste fim de semana de 22 e 23 de abril com "A Primavera está servida".

Numa estação em que tudo renasce após um longo período de hibernação, venha redescobrir o doce palato das leguminosas preparadas das mais variadas maneiras. No fim de semana de 22 e 23 de abril estas ementas estarão ao seu dispor nos restaurantes do concelho. Iguarias quase esquecidas e novas abordagens gastronómicas em torno dos sabores da Primavera vão deliciar os sentidos e envolvê-lo num caloroso abraço.

Abrigo do Taboão, Albergaria, Barbaças, Forno do Minho, Furão, Lino, Miquelina, Pizzaria Romântica e Xisto são os 9 restaurantes que aderiram a mais este fim de semana gastronómico que tem as leguminosas por referência, num território que sempre nos habituou à arte de bem servir quantos o visitam.

Em todos estes restaurantes as alternativas com pratos vegetarianos também não foram esquecidas, bem como deliciosas sobremesas como tarde de feijão, tarte de maçã merenda, semifrio de frutos silvestres, mas também o leite creme caramelizado, arroz doce, filhós à moda antiga ou até o bolo de chocolate e feijão preto que fazem de "A Primavera está servida" um fim de semana a não perder.

Por estes dias, Paredes de Coura celebra o REALIZAR:poesia em todos os cantos e recantos da vila, mas também pode visitar a Caixa de Brinquedos -- espaço para crianças, jovens e adultos, inteiramente dedicado às construções Lego® --, passar pelo Museu Municipal onde está patente a exposição "Impressão Digital em Terras de Coura", conhecer e adquirir alguns dos mais característicos produtos locais na Loja Rural ou participar no Percurso Pedestre.

Municipio de Paredes de Coura



O REALIZAR:poesia regressa entre os dias 21 e 25 de abril a Paredes de Coura

Nos dias 21 a 25 de Abril, o REALIZAR:poesia regressa com a sua segunda edição, procurando estabelecer afinidades entre a poesia e as demais atitudes artísticas - literatura, música, cinema, artes performativas, e também aquelas de menos evidente convergência, política, ciência, filosofia, et cetera. Constitui-se como uma reunião de eventos de múltiplas linguagens e origens em que as leituras, os debates, as conferências, as exposições, os lançamentos de livros, os espetáculos de artes performativas, a exibição de filmes, os concertos musicais se reencontram em Paredes de Coura na esfera da sua essencial afinidade: a poética, no seu sentido mais vasto. Com afinidades às efemérides: 10 anos do desaparecimento de Mário Cesariny e 150 anos dos nascimentos de Raúl Brandão e Camilo Pessanha.

Acreditando que, para lá da materialidade da linguagem, há uma metalinguagem do imaginário, é nesse lugar exótico de liberdade, de verdadeira sugestão poética, que existe o REALIZAR:poesia - um lugar da e com a população do município. Repetindo esta utopia, propondo os amigos à inquietação. Em Paredes de Coura, chamam "amigo" a todos os que chegam. A razão do mesmo poema que serviu de mote ao nome da festa, "Agora Escrevo" de Alexandre O'Neill, donde se salienta o verso "Nos nossos sonhos entrava gente viva".

Esta edição do REALIZAR:poesia comporta uma dinâmica muito direcionada para a comunidade escolar, levando as afinidades da poesia com o teatro, a dança e a edição aos alunos do Município de Paredes de Coura. O REALIZAR:poesia irá versar em vários espaços da vila de Paredes de Coura. O Centro Cultural será o palco privilegiado de várias iniciativas, no entanto terá lugar em outros espaços como a Caixa de Brinquedos, a Biblioteca Municipal, a feira quinzenal e ruas da vila, intervenções em bares e outros estabelecimentos comerciais da vila.

Após a estreia em 2016, o REALIZAR:poesia volta a receber convidados da mais variada origem que, afinal, se reúne na poesia: Abysmo, Ana Cristina Leonardo, André da Loba, André Gago, António de Castro Caeiro, António Gonçalves, Carla Solano, Carlos Barretto, Carlos Tê, Carlos Veríssimo, Do Lado Esquerdo, Douda Correria, Fernando Echevarría, Fernando Guimarães, Frederica Vieira Campos, Fundação Cupertino de Miranda, Hernâni Lopes da Silva Maia, Inês Veiga de Macedo, Jaime Rocha, Jesús Jiménez Domínguez, João Canijo, João Gesta, João Habitualmente, João Paulo Cotrim, João Paulo Esteves da Silva, João Pedro Azul, João Rios, José Anjos, José Luís Fernandes, JP Simões, Leonor Barata, Manuel Freire, Manuel João Vieira, Manuela Ribeiro, Maria Bochicchio, María José Martin-Velasco, Maria Sousa, Mia Soave, Nazaré da Silva, Nuno Moura, Paulo Campos dos Reis, Paulo Pinto, Pedro Mexia, Raquel Gonçalves-Maia, Regina Guimarães, Rui Lage, Samuel Dias, Livraria Snob, +TAC -Teatro Amador Courense, Vasco Gato, entre outros.

Este encontro reflete a vontade de querer estar com a poesia, num município a 833 metros de altitude e com 138 quilómetros quadrados sempre aberto a mais um desafio, com um olhar muito atento e concreto para o que há na poesia portuguesa e além-fronteiras.

De 21 a 25 de Abril, o convite é para REALIZAR:poesia em Coura, sem paredes.

Municipio de Paredes de Coura




Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais