|
Municipio de Monção
BÊNÇÃO DA SEDE PAROQUIAL DE TRUTE
A bênção da Sede Paroquial de Trute realiza-se este domingo, 23 de abril, pelas 11h00. Além da casa mortuária, aquela estrutura social e cívica, situada junto à igreja e cemitério da freguesia, disponibiliza espaços de apoio à atividade regular da paróquia.
Com acesso direto ao exterior da Igreja, a Sede Paroquial de Trute, equipamento apoiado pela autarquia monçanense, reveste-se de grande importância para a população da freguesia, contribuindo para a criação de uma área de vocação religiosa constituída por igreja, cemitério e casa mortuária.
No âmbito do périplo pelo concelho, o presidente da autarquia monçanense, Augusto de Oliveira Domingues, visitou, em novembro, as obras da nova estrutura. Na ocasião, Agostinho Fernandes, autarca local, mostrou-se satisfeito com a valorização daquela zona. Disse: "Estes espaços, que dizem muito à população local, ficam juntos e com ótimas condições".
- Registos fotográficos referem-se à visita de trabalho do Presidente da autarquia, Augusto de Oliveira Domingues, à freguesia de Tangil no mês de novembro do ano passado.
Municipio de Monção
MINI AGENTES SENSIBILIZAM AUTOMOBILISTAS PARA PREVENÇÃO DE MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E JUVENTUDE
No âmbito da programação local do Mês da Prevenção de Maus Tratos na Infância e Juventude, realizou-se esta manhã uma operação stop, denominada "Brigada de Direitos", onde dois grupos de crianças, seis em cada um, alertaram os automobilistas para a problemática.
Devidamente fardados, as crianças do 4º ano do Centro Escolar José Pinheiro Gonçalves e do 5º ano da EB 2.3 de Monção entregaram aos automobilistas um flyer alusivo à temática e um laço azul, símbolo da campanha de prevenção, para colocarem na antena ou no interior da viatura.
Esta ação, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Monção com a colaboração da GNR e do Agrupamento de Escolas de Monção, teve lugar nas Portas do Sol, à entrada do Campo da Feira, e na Estrada dos Arcos, à entrada do Centro de Saúde de Monção.
No primeiro momento, os automobilistas estranharam a presença dos mini-agentes e a indicação, dada pelos elementos da GNR presentes, para pararem a viatura. No segundo momento, entranharam a mensagem transmitida pelas crianças, mostrando-se recetivos e agradados com a iniciativa.
Inserida na programação, realiza-se hoje à noite, pelas 21h00, a primeira sessão das "Conversas em Família". Com a participação da pedopsiquiatra Rute Teiga, será abordada "A pressão para o sucesso escolar. Como lidar com a ansiedade dos filhos". O encontro, com entrada livre, decorre na Biblioteca Municipal de Monção.
Municipio de Monção
MERUFE INAUGURA ESPAÇO DO CIDADÃO COM PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE ESTADO DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES, PEDRO NUNES SANTOS
Merufe vai ter um espaço do cidadão. Localizado na sede da junta de freguesia, será inaugurado este sábado, 22 de abril, pelas 16h00, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nunes Santos.
O espaço do cidadão funciona como um balcão único de atendimento, onde é possível resolver diversos assuntos relacionadas com a administração pública através da Internet. Em síntese, concentra num só espaço vários serviços relevantes para o dia-a-dia das pessoas.
Entre outras possibilidades, o espaço do cidadão vai permitir o requerimento de pensão de sobrevivência ou subsídio de funeral, renovação da carta de condução, certidões de nascimento e óbito e marcação de consultas no centro de saúde.
Municipio de Monção
"DAR A MÃO AO PÃO"
No âmbito do projeto "Monção nas Mãos - Turismo Criativo", decorre este domingo, 23 de abril, pelas 15h00, a oficina de trabalho "Dar a mão ao pão", onde o Chef Rui Ribeiro oferece a possibilidade de descobrir alguns dos segredos da confeção do pão. Os participantes, em número limitado, irão amassar o pão e provar o fruto da sua própria experiência.
O projeto "Monção nas Mãos - Turismo Criativo", coordenado por Nélson Azevedo, pretende contribuir para que se recuperem alguns dos saberes ancestrais deste território através da experiência de vários parceiros envolvidos neste conceito abrangente e estruturante que visa valorizar o presente e futuro com os ensinamentos do passado.
O projeto reserva experiências em áreas da vida rural como a moagem de farinha, a confeção do pão, a tosquia de ovelhas ou a construção de instrumentos tradicionais. Focaliza-se também na recriação artística desses sabores e saberes com recurso à fotografia, desenho e escultura.
Municipio de Monção
|
|
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|