|
Jornadas AECT Rio Minho: potenciar sinergias para o Vale do Minho Transfronteiriço
Em representação da CIM Alto Minho e na qualidade de presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Fernando Nogueira, participou, esta manhã, em Tomiño, na sessão de abertura das Jornadas Transfronteiriças sob o tema 'O Novo AECT Rio Minho numa visão comparada: a Raia e Europa'. Autarca reafirmou a "necessidade dos fundos europeus transfronteiriços serem investidos nos projetos e espaços para que foram criados, nos territórios verdadeiramente de fronteira" e abordou o exemplo de sucesso da Amizade Cerveira-Tomiño.
Reunindo os mais prestigiados especialistas em Cooperação Transfronteiriça oriundos de toda Europa, a Deputación de Pontevedra e a CIM Alto Minho pretendem conhecer e partilhar oportunidades e dificuldades de outras experiências de êxito, de forma a potenciar a criação do novo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Rio Minho, nesta fase em processo de constituição e a aguardar aprovação.
Na cerimónia de abertura, e na qualidade de representante da CIM Alto Minho, Fernando Nogueira realçou que o AECT Rio Minho "não pretende fazer concorrência ou interferir na gestão de outras estruturas semelhantes, mas antes ser complementar e puxar para este território do Vale do Minho transfronteiriço os elementos de gestão que já existem, mas que podem ser potenciados e valorizados. O AECT Rio Minho está no bom caminho, embora do lado português o processo esteja a ser mais demorado". E acrescentou ainda: "Volto a reclamar que os fundos europeus destinados às zonas de fronteira têm de ser investidos nos territórios realmente de fronteira. Neste âmbito, não está a ser dada a devida justiça a este território".
O autarca cerveirense deu ainda a conhecer aos presentes o trabalho que, há uns anos, tem vindo a ser aprofundado entre os concelhos vizinhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, "um motivo de orgulho quer para as entidades políticas locais quer para as populações". "Falo da criação de uma agenda estratégica comum, do primeiro Orçamento Participativo Transfronteiriço, de uma plataforma online conjunta, da figura de Provedor Transfronteiriço, do programa 'Desporto para Todos', do grande projeto do Parque Transfronteiriço e Ponte Pedonal e Ciclável, da realização das mais diversas atividades de âmbito cultural, desportivo e social. Temos trabalhado e queremos continuar a fazer efetivamente cooperação transfronteiriça".
A sessão de abertura contou ainda com as intervenções da alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, do deputado delegado de cooperación transfronteiriza, Uxío Bentiez, da presidente da Deputación de Pontevedra, María del Carmen Silva, do Secretário Territorial da Xunta da Galicia, Ramón Pereiro, e do Diretor da Fundação de Centro de Estudos Ibéricos Euroregionais Galiza-Norte de Portugal, Rubén Lois.
Os trabalhos prosseguiram com a apresentação de experiências ibéricas e de experiências europeias, e finalizaram com a apresentação do projeto do AECT Rio Minho e das conclusões das jornadas.
Para dia 5 de maio está agendada uma segunda edição das jornadas em Tui, com a mobilidade transfronteiriça como eixo central.
Municipio de Vila Nova de Cerveira
REQUALIFICAÇÃO DO EDIFICIO DO JARDIM DE INFÂNCIA
Fundo Rainha D. Leonor e Câmara Municipal garantem apoios
O Fundo Rainha D. Leonor, criado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a UMP-União das Misericórdias Portuguesas, vai apoiar a requalificação do edifício do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira.
Este fundo vai apoiar o projeto em € 134.929,51, num investimento de cerca de € 250.000,00, e cuja obra deverá iniciar em breve.
De forma a alcançar o investimento necessário para esta requalificação, vão ser procurados outros instrumentos de financiamento externos. Não obstante, o autarca cerveirense, Fernando Nogueira, comprometeu-se a propor à Câmara Municipal que conceda todo o apoio técnico e logístico indispensável à viabilidade do projeto, bem como complementar financeiramente as verbas não obtidas através de outras candidaturas apresentadas pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, a fim de garantir esta intervenção.
Por se tratar de um equipamento fundamental e de utilização pública, esta requalificação no edifício do Jardim de Infância a santa Casa da Misericórdia de Vila Noca de Cerveira vai permitir aumentar a capacidade para o ingresso de mais crianças na valência de creche (é o único equipamento em sede de concelho que acolhe crianças até aos 3 anos) e, simultaneamente, dar mais e melhores condições à capacidade instalada.
Municipio de Vila Nova de Cerveira
'Cerveira Saudável' 2017 arranca com Caminhada Solidária para a LPCC
É já no próximo domingo, 23 de abril, que o Município de Vila Nova de Cerveira dá início a um conjunto de atividades que integra mais uma edição do 'Cerveira Saudável'. A primeira ação é uma Caminhada Solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
Porque a prática desportiva regular contribuiu para o controlo de vários fatores de risco quer ao nível físico, quer para o bem-estar mental, o Município de Vila Nova de Cerveira já definiu as ações que integram o programa para 2017 do 'Cerveira Saudável'.
Até dezembro, caminhadas, ginástica de manutenção, atletismo, cicloturismo, dança e piscina são as várias sugestões propostas, através de dinâmicas monitorizadas e gratuitas.
O arranque do 'Cerveira Saudável' 2017 acontece este domingo, pelas 09h00, no Parque de Lazer do Castelinho, para uma Caminhada Solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O preço de inscrição é de 3 euros, no próprio dia e no local de partida.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma Organização não-governamental, sem fins lucrativos e declarada de Utilidade Pública. Não recebendo quaisquer subsídios estatais para o desenvolvimento das suas atividades e programas, os donativos concedidos à Liga são o garante financeiro para o desenvolvimento das atividades de prevenção primária e secundária do cancro, de apoio à formação e investigação em oncologia e de apoio social ao doente oncológico e familiares.
Os interessados em praticar desporto saudável aliado à beleza ímpar das paisagens e espaços públicos de Vila Nova de Cerveira só precisam de aparecer no dia e hora marcadas, levar roupa adequada e vontade de participar.
Municipio de Vila Nova de Cerveira
Raul Costa, um cerveirense campeão no Qatar
O Município de Vila Nova de Cerveira felicita e congratula-se com a recente conquista de um cerveirense no futebol asiático. Raul Costa, treinador-adjunto que chegou ao Qatar em agosto de 2016, venceu a Supertaça e, há dias, tornou-se campeão pelo Lekhwiya Sports Club. A última Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, uma menção honrosa a este cerveirense por levar o nome do concelho pelo mundo fora.
Natural de Vila Nova de Cerveira, Raul Costa começou a sua carreira no mundo do futebol na época 2000/2001 no FC Porto, percorrendo vários escalões da formação, desde os sub-12 até aos sub-18, como treinador adjunto e treinador principal e foi também coordenador e monitor da escolinha Artur Baeta e escolinha do Dragão.
Na equipa principal esteve durante sete anos como recuperador/preparador físico, começando na última temporada de Jesualdo Ferreira, seguindo depois com André Villas-Boas, Vítor Pereira, Paulo Fonseca, Luís Castro, Julen Lopetegui, Rui Barros, José Peseiro e Nuno Espírito Santo.
Depois de 16 anos no FC Porto, Raul Costa mudou-se esta época para o Qatar onde já venceu a Supertaça e o campeonato pelo Lekhwiya Sports Club ao lado de Bruno Oliveira que é também adjunto de Djamel Belmadi.
O Município de Vila Nova de Cerveira recebeu esta notícia com grande orgulho, felicitando publicamente o conterrâneo Raul Costa pelo grande feito além-fronteiras, revelador da coragem e determinação, e agradecendo o facto de dar a conhecer Cerveira, 'Vila das Artes'. Às suas mãos já chegou a menção honrosa apresentada pelo Movimento Pensar Cerveira - PenCe, e à qual se associou o PS, na última Assembleia Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Para conhecer mais ao pormenor a carreira e a experiência do cerveirense Raul Costa, fica o link do Mais Futebol: http://www.maisfutebol.iol.pt/estorias-made-in/lekhwiya/raul-costa-o-campeao-no-qatar-a-quem-atsu-quis-comer-o-gato
Municipio de Vila Nova de Cerveira
Cerca de 180 artistas da CPLP vão participar na Bienal de Cerveira
A XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira (15 julho a 16 setembro) vai integrar na sua programação a VIII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa. A comunicação foi feita hoje, no decorrer de uma conferência de imprensa de apresentação do evento, que prevê cerca de 250 participantes, sendo que 180 são jovens artistas.
A iniciativa é promovida pela Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto CPLP e tem como objetivo ser um espaço de encontro entre os jovens artistas dos 9 países membros, com base nas suas perspetivas culturais reproduzidas em variadas formas de expressão. Vila Nova de Cerveira acolherá, assim, entre 22 e 30 de julho, este evento que contribui para a integração cultural entre a juventude.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), Fernando Nogueira, sublinhou ser "uma grande honra alargar a bienal mais antiga do país e da Península Ibérica aos países da CPLP, um sonho concretizado este ano". "Temos de agradecer ao Governo português por esta escolha, um reconhecimento nacional que já sabemos que existe, mas agora também internacional e que acrescenta valor. Será uma bienal de excelência, acrescida por esta VIII Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa", assegurou.
O Membro da Secretaria-Geral da Conferência de Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP, Dr. Paulo Fontes, realçou que "o primeiro nome que surgiu para a realização deste evento em Portugal foi Vila Nova de Cerveira e a sua bienal, não por uma política de descentralização, mas sim porque reconhecemos que Cerveira goza de uma centralidade artística desde 1978 da qual vamos usufruir (…) Queremos que a marca da CPLP fique em Cerveira e que a centralidade artística de Cerveira seja conhecida pelos países da CPLP que tem 140 milhões de jovens".
No decorrer da conferência de imprensa foi ainda anunciada pelo coordenador Artístico da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Cabral Pinto, a homenagem a uma das maiores referências da arte em Portugal, o artista multidisciplinar Ernesto de Sousa, promotor de sinergias entre gerações de artistas da primeira e segunda metade do século XX.
A curadoria estará a cargo da historiadora Paula Pinto e do Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa (CEMES), que propõem "apresentar ao público uma abordagem inédita do artista: o estudo visual do seu trabalho fotográfico da primeira metade dos anos sessenta, enquanto ferramenta e veículo do seu pensamento", explica Cabral Pinto.
Aproximando-se dos seus 40 anos, a 19.ª edição da Bienal Internacional de Arte de Cerveira presta a sua homenagem principal a um dos maiores nomes da pintura nacional e internacional, Paula Rego, tendo também já sido anunciado o tributo ao escultor Jaime Azinheira (1944-2016).
De recordar que a XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira tem como tema "DA POP ARTE ÀS TRANS-VANGUARDAS, Apropriações da arte popular", propondo uma reflexão sobre o choque tecnológico, conseguido pelo acumular do saber através dos séculos e pela identidade das populações.
Fundação Bienal de Arte de Cerveira
|
|
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|